A Revolução dos Carros Autônomos da Waymo da Alphabet

A Revolução dos Carros Autônomos da Waymo da Alphabet

Waymo: A Revolução dos Carros Autônomos da Alphabet

A Origem da Waymo

A Waymo é um serviço de robotáxi pertencente à Alphabet Inc., a empresa-mãe do Google. Originalmente conhecida como o Projeto de Carro Autônomo do Google, a Waymo foi criada em 2009 no laboratório Google X, liderado pelo co-fundador do Google, Sergey Brin. Após quase dois anos de testes, o projeto foi revelado ao público em 2010, levantando preocupações de legisladores americanos sobre a falta de regulamentação para essa nova tecnologia.

Marcos Históricos da Waymo

Em 2012, o Departamento de Veículos Motorizados de Nevada concedeu a primeira licença para um veículo autônomo rodando o software da Google nos Estados Unidos. Em 2016, o projeto de carro autônomo do Google se tornou uma subsidiária da Alphabet Inc. Nessa época, a empresa encomendou 100 minivans híbridas Chrysler Pacifica para testar a tecnologia.

Expansão e Operações da Waymo

Atualmente, a Waymo opera serviços de robotáxi em Phoenix, San Francisco, Los Angeles e, em breve, em Austin. Os usuários podem se cadastrar no serviço Waymo One, baixando o aplicativo disponível nas lojas Google Play e App Store. Embora amplamente disponível em Phoenix, os serviços em outras cidades ainda possuem lista de espera.

Desafios e Incidentes

Como qualquer nova tecnologia, a Waymo enfrenta alguns desafios. Em fevereiro de 2024, a empresa realizou um recall voluntário de seu software após dois de seus veículos autônomos colidirem com uma caminhonete rebocada em Phoenix. Esse foi o mais recente em uma série de incidentes envolvendo a Waymo e outras empresas de veículos autônomos.

Reestruturação e Impactos

Em 2022, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, concedeu mais autonomia à Waymo e outras subsidiárias, distanciando-as do Google. Mesmo com essa reestruturação, a Waymo mantém suas instalações próximas ao Googleplex, a sede global do Google. Recentemente, a empresa sofreu cortes de pessoal, com a redução de aproximadamente 8% de sua equipe em 2023.

Referências

Waymo: A Revolução dos Carros Autônomos da Alphabet

Compartilhe esta postagem