Assentos Com Camas Planas Chegam À Classe Econômica
Assentos com camas planas chegam à classe econômica
Historicamente, os assentos com camas planas eram reservados apenas para passageiros de primeira classe e classe executiva. No entanto, isso está mudando. A empresa chinesa de serviços de aviação Ameco desenvolveu um novo produto chamado “Fly-Buddy Hub”, que inclui camas em uma configuração de classe econômica.
Inovação na cabine de economia
O conceito do “Fly-Buddy Hub” consiste em duas fileiras de seis assentos dispostos um em frente ao outro, com uma mesa no meio. As mesas retráteis permitem que as fileiras se transformem em camas. Segundo a gerente de design da Ameco, Ping Li, essa “versátil hub social” atende bem a famílias e grupos de negócios, permitindo que os passageiros possam se reunir, socializar e até mesmo fazer refeições durante o voo.
Mais do que apenas camas
Além das camas, o conceito da Ameco também inclui a possibilidade de instalação de uma TV retrátil ao lado das janelas, para jogos e streaming. Essa ideia de uma “classe gamer” já havia sido pensada pela startup inglesa Global Airlines, que pretendia operar Airbus A380 no Atlântico. No entanto, a empresa removeu os designs de seu site, sugerindo que um conceito tão ambicioso pode ser muito custoso para ser sustentado.
Tendência de camas na classe econômica
Apesar dos desafios, a inovadora proposta da Ameco não deve ser descartada, especialmente considerando que algumas companhias aéreas já oferecem opções de camas planas na classe econômica. Em 2011, a Air New Zealand introduziu o famoso “Skycouch”, uma fileira de três assentos que se transformam em uma cama ao levantar os apoios para os pés. Outras companhias, como a Azul Air do Brasil, a All Nippon Airways do Japão e a Air Astana do Cazaquistão, também criaram suas próprias versões de camas na classe econômica.
Novos conceitos de cabine
Além do Skycouch, a Air New Zealand também está adicionando outro conceito inovador à sua classe econômica: o Skynest. Trata-se de uma cabine com três beliches, sem televisões, mas com camas planas e roupas de cama para que os passageiros possam dormir. Esse design deve ser implantado nos novos Boeing 787 Dreamliners a partir de 2025 e estará disponível para passageiros da classe econômica em sessões de quatro horas.