Ataque a Paul Pelosi: Acusado Enfrenta Possível Sentença de 40 Anos
Ataque a Paul Pelosi: Acusado Enfrenta Possível Sentença de 40 Anos
David DePape, o homem acusado de atacar Paul Pelosi, marido da ex-presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, em 2022, está enfrentando uma possível sentença de 40 anos de prisão. De acordo com um memorando de sentença apresentado pelos promotores e revisado pelo Business Insider, eles solicitaram que uma “melhoria por terrorismo” fosse adicionada à sentença de DePape.
Acusações e Possíveis Sentenças
Além dessa possível melhoria por terrorismo, DePape ainda enfrenta acusações adicionais relacionadas ao ataque, incluindo tentativa de homicídio, que podem resultar em uma sentença de 13 anos a prisão perpétua. Ele se declarou inocente.
Detalhes do Ataque
De acordo com o memorando, o ataque ocorreu depois que DePape invadiu a casa de Pelosi em São Francisco, buscando sequestrar a então presidente da Câmara Nancy Pelosi e quebrar suas patelas para “ensinar-lhe que suas ‘mentiras e corrupção tinham um preço'”. Durante o ataque, DePape golpeou Paul Pelosi na cabeça com um martelo, causando duas fraturas no crânio que exigiram cirurgia para serem corrigidas.
Argumentos dos Promotores
Os promotores argumentaram no memorando de sentença que “a natureza e as circunstâncias do crime justificam os máximos legais em cada acusação”. Eles afirmaram que “o núcleo de ambos os crimes – o sequestro tentado de um funcionário público e o ataque ao membro da família de um funcionário público – é a violência destinada a punir a ex-presidente da Câmara dos Representantes. Ambos os crimes são um ataque à nossa democracia e aos nossos valores fundamentais.”
Uso de Melhoria por Terrorismo
Embora não esteja claro exatamente com que frequência a melhoria por terrorismo é adicionada a casos criminais, uma pesquisa publicada pelo International Centre for Counter-Terrorism indica que os promotores têm cerca de quatro vezes mais chances de buscar a melhoria em casos internacionais do que em casos envolvendo extremistas domésticos. Dos mais de 1.200 acusados em conexão com o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio, apenas alguns tiveram a melhoria por terrorismo aplicada a seus casos.
Referências
Ataque a Paul Pelosi: Acusado Enfrenta Possível Sentença de 40 Anos