Casal de Aposentados Encontra Nova Vida em Portugal Após Dificuldades Financeiras nos EUA
Casal de aposentados encontra nova vida em Portugal após dificuldades financeiras nos EUA
Mudar-se para o exterior não é uma novidade para Ann, uma mulher de 67 anos que, juntamente com seu marido, decidiu deixar os Estados Unidos e se estabelecer em Portugal após enfrentar dificuldades financeiras em Scottsdale, Arizona. Após vender seu apartamento e usar o capital para comprar um imóvel em Portugal, Ann e seu marido descobriram que sua qualidade de vida melhorou significativamente, com menos preocupações financeiras e a possibilidade de desfrutar da aposentadoria.
Dificuldades financeiras nos EUA levam casal a buscar alternativas
Apesar de terem rendimentos suficientes, Ann e seu marido se encontravam “trabalhando incessantemente” para cobrir as despesas básicas mensais em Scottsdale. Com a inflação e os altos custos de vida nos Estados Unidos, eles perceberam que não conseguiriam se aposentar com tranquilidade no país. “Estávamos sempre observando cada centavo”, disse Ann.
Segundo dados do Censo dos EUA, mais da metade dos americanos acima de 65 anos têm renda anual de $30.000 ou menos. Além disso, o programa de Seguridade Social não poderá pagar os benefícios integrais a partir de 2035, a menos que o Congresso intervenha.
Portugal se torna opção atraente para uma aposentadoria tranquila
Após pesquisar sobre locais acessíveis para se aposentar, Ann e seu marido decidiram se mudar para Portugal, onde já haviam viajado anteriormente. Eles venderam seu apartamento nos EUA e usaram o capital para comprar um imóvel em Portugal, onde vivem há mais de dois anos.
No país europeu, o casal gasta cerca de $82 por mês com TV a cabo, telefone celular e internet, $21 com água, esgoto e lixo, e aproximadamente $55 com eletricidade. Com a renda da Seguridade Social, que ultrapassa $3.000 mensais, eles conseguem cobrir todas as despesas básicas e ainda têm dinheiro sobrando.
Qualidade de vida e liberdade financeira em Portugal
Ann afirma que sua qualidade de vida melhorou muito desde que se mudaram para Portugal, pois não precisam mais se preocupar tanto com dinheiro. “Toda manhã, quando saímos para nossa caminhada, temos uma praia para nós, com um castelo e belas falésias. E toda vez, dizemos: ‘Que belo, não é maravilhoso morarmos aqui?'”, conta a aposentada.
Embora o processo burocrático de se estabelecer em Portugal tenha sido desafiador no início, Ann e seu marido consideram que a decisão de se aposentar no país foi uma das melhores que poderiam ter tomado. “Nossa vida aqui é muito melhor do que jamais poderia ter sido se tivéssemos ficado nos Estados Unidos”, afirma Ann.
Referências
SHEFFEY, Avery. Moving to Portugal: Boomer couple say their retirement is way better than it would have been in the US. Business Insider, 2024.