Economia Russa Em Crise: Desafios E Incertezas
A Economia Russa em Crise: Desafios e Incertezas
A economia russa enfrenta sérios desafios, com especialistas alertando que os formuladores de políticas não serão capazes de evitar uma crise por muito tempo. Alexander Kolyandr, especialista em economia russa e pesquisador do Centro de Análise de Políticas Europeias, aponta para os crescentes obstáculos enfrentados pelo Kremlin à medida que a guerra na Ucrânia se arrasta em seu terceiro ano.
Gerenciamento Econômico em Risco
Até o momento, os bancos centrais e os formuladores de políticas na Rússia têm conseguido manter a economia a flutuar, mas Kolyandr adverte que essa sorte não durará para sempre. “Putin costumava saber que a economia era melhor deixada para os profissionais. De fato, os homens e mulheres que comandam o banco central, o ministério das finanças e o ministério do desenvolvimento econômico do país permanecem altamente qualificados e salvaram o país do colapso econômico em 2022”, escreveu Kolyandr em uma nota recente. “Dois anos depois, eles claramente entendem a impossibilidade de longo prazo da tarefa que lhes foi imposta. A questão é: eles ousam dizer isso ao chefe? E se o fizerem, ele vai ouvir?”
Impactos das Sanções e da Guerra
A economia russa tem apresentado sinais-chave de fraqueza desde que o Ocidente começou a impor sanções à nação em 2022. As restrições comerciais, como o embargo às importações de energia para a Europa e o teto de preço de US$ 60 por barril para o petróleo russo, infligiram um duro golpe no cofre de guerra do Kremlin, com a receita de energia da Rússia caindo 24% no ano passado.
A Rússia também está sofrendo com os crescentes custos de sua guerra, tanto em suas finanças quanto em seu capital humano. O país enfrenta agora uma grave escassez de mão de obra, o que tem empurrado os salários e a inflação para cima. Os preços na Rússia estão crescendo a um ritmo de cerca de 8%, o dobro da meta oficial de preços do banco central. As taxas de juros também dispararam para 16% à medida que os formuladores de políticas tentam conter a maré inflacionária, o que representa outro fardo para os consumidores.
Um Dilema Econômico e Geopolítico
Segundo Kolyandr, o Kremlin está em uma “armadilha de três vias de sua própria criação”. O governo não pode cortar gastos enquanto a guerra continuar, mas a guerra drena a força de trabalho, alimentando a inflação e diminuindo o bem-estar e o sentimento público. E as altas taxas de juros, necessárias por toda essa inflação, sufocam os investimentos em produtividade e distorcem ainda mais a economia.
Outros especialistas observaram que a Rússia enfrenta um dilema ao equilibrar o gerenciamento de sua economia e prolongar sua guerra contra a Ucrânia. De acordo com um economista europeu, a nação se tornou dependente da guerra para o crescimento econômico e não pode se dar ao luxo de vencer ou perder a guerra.
Referências
KOLYANDR, Alexander. Russia’s economy is fragile and policymakers won’t be able to stave off a crisis for very long, a think tank researcher argued in a post on Tuesday. Business Insider, 2023.