Escassez Global de Mão de Obra Impulsiona Setor de Tecnologia

Escassez Global de Mão de Obra Impulsiona Setor de Tecnologia

A Escassez Global de Mão de Obra e o Aumento Exponencial das Ações de Tecnologia

De acordo com a análise do especialista Tom Lee, da Fundstrat, a escassez global de mão de obra, que deve chegar a cerca de 80 milhões de trabalhadores até o final de 2030, impulsionará o setor de tecnologia a representar 50% do índice S&P 500, em comparação com os atuais 30%.

O Impacto da Inteligência Artificial na Produtividade

Lee afirma que o crescimento mais lento da população em idade ativa em comparação com a população mundial total criará uma lacuna de 80 milhões de trabalhadores até o final da década. Essa escassez de mão de obra, no entanto, será compensada por uma explosão de produtividade impulsionada pela Inteligência Artificial (IA).

Segundo Lee, as empresas gastarão cerca de $3,2 trilhões por ano em tecnologia de IA para lidar com esse problema de escassez de mão de obra. A Nvidia, que se aproxima de $100 bilhões em receita anual, deve se beneficiar significativamente desses investimentos.

Histórico de Escassez de Mão de Obra e o Crescimento do Setor de Tecnologia

Lee lembra que essa não é a primeira vez que uma escassez global de mão de obra impulsiona o setor de tecnologia. Entre 1948 e 1967, e novamente entre 1991 e 1999, períodos de escassez de mão de obra foram acompanhados por um crescimento exponencial das ações de tecnologia.

A Valorização da Nvidia e a Comparação com a Bolha Pontovcom

Apesar do alto desempenho da Nvidia, Lee argumenta que a empresa não está em uma bolha semelhante à da bolha da internet nos anos 2000. Enquanto a Cisco vendia roteadores de $100 durante a era da internet, a Nvidia vende chips de $100.000, que são escassos e não têm concorrência direta. Portanto, o múltiplo P/E de 30x da Nvidia parece atraente, indicando que o crescimento do setor de tecnologia ainda está em seus estágios iniciais.

Conclusão

A escassez global de mão de obra, estimada em 80 milhões de trabalhadores até 2030, impulsionará o setor de tecnologia a representar metade do índice S&P 500. Essa tendência será impulsionada pela adoção da Inteligência Artificial, que ajudará as empresas a aumentar a produtividade e lidar com a falta de mão de obra. Empresas como a Nvidia, que fornecem tecnologia essencial para essa transformação, devem se beneficiar significativamente desse cenário.

Referências: Technology stocks could make up 50% of the S&P 500 as a global labor shortage sends them soaring, Fundstrat’s Tom Lee says

Compartilhe esta postagem