Golpes de Deepfake Envolvendo Elon Musk e Criptomoedas
Cuidado com Golpes de Deepfake Envolvendo Elon Musk e Criptomoedas
Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong emitiu um alerta sobre um grupo que está usando deepfakes de Elon Musk para enganar as pessoas em um esquema de negociação de criptomoedas. Esse grupo, que se intitula “Quantum AI” ou “AI Quantum”, está criando vídeos falsos do CEO da Tesla para fazer as pessoas acreditarem que ele está por trás dessa suposta plataforma de trading.
Golpes de Deepfake se Tornando Cada Vez Mais Comuns
À medida que a tecnologia de inteligência artificial avança, os golpistas estão cada vez mais utilizando deepfakes para enganar suas vítimas e fazê-las entregar dinheiro. Os deepfakes permitem que eles criem vídeos e áudios falsos, imitando perfeitamente a aparência e a voz de uma pessoa.
Esquemas de Romance e Fraudes com Criptomoedas
Os golpistas usam essa tecnologia para realizar videochamadas com as vítimas, alterando seus rostos digitalmente para parecerem a pessoa com quem a vítima acredita estar conversando. Esse tipo de golpe já foi utilizado por grupos notórios, como o “The Yahoo Boys”, em esquemas de romance.
No caso do grupo de Hong Kong, eles alegavam oferecer um serviço de negociação de criptomoedas baseado em inteligência artificial. No entanto, as autoridades suspeitam que isso não passa de uma fachada para atividades fraudulentas relacionadas a ativos virtuais.
Websites e Redes Sociais Usados para Promover o Golpe
De acordo com o alerta, o grupo usou três sites e duas páginas no Facebook para promover seus esquemas de criptomoedas. Eles também criaram um falso “site de notícias” para divulgar informações falsas sobre o serviço.
As autoridades de Hong Kong conseguiram fechar todos os sites e páginas nas redes sociais relacionados a esse golpe. Infelizmente, esse não é o primeiro caso de scammers usando deepfakes de Elon Musk para roubar dinheiro de vítimas.
Caso Anterior de Golpe Envolvendo Elon Musk
Em abril deste ano, uma mulher sul-coreana afirmou ter perdido $50.000 após ser enganada por golpistas que se passavam por Elon Musk em uma conversa no Instagram. Ela chegou a fazer uma videochamada com quem acreditava ser o bilionário, que até mesmo disse “Eu te amo, você sabe disso?” durante a chamada deepfake.
Conclusão
É importante ficar atento a esse tipo de golpe envolvendo deepfakes e criptomoedas. Os scammers estão cada vez mais sofisticados, usando tecnologias avançadas para enganar as pessoas. Sempre desconfie de oportunidades de investimento que pareçam boas demais para ser verdade e verifique a legitimidade de qualquer empresa ou pessoa antes de enviar dinheiro.