Infraestrutura de Água e Saneamento de Gaza Severamente Danificada Pela Guerra

Infraestrutura de Água e Saneamento de Gaza Severamente Danificada Pela Guerra

Infraestrutura de água e saneamento de Gaza severamente danificada pela guerra

Uma análise de imagens de satélite realizada pela BBC Verify revelou que centenas de instalações de água e saneamento em Gaza foram danificadas ou destruídas desde o início da ação militar de Israel contra o Hamas. A destruição de um depósito de suprimentos essenciais também prejudicou severamente os reparos. A falta de água limpa e os fluxos de esgoto não tratado representam uma séria ameaça à saúde, de acordo com as agências de ajuda humanitária.

Danos generalizados às instalações de água e saneamento

Mais da metade das instalações vitais de água, como poços e plantas de dessalinização, foram danificadas ou destruídas desde que Israel lançou sua retaliação em Gaza após o ataque do Hamas em 7 de outubro. Além disso, quatro das seis estações de tratamento de águas residuais – cruciais para evitar o acúmulo de esgoto e a propagação de doenças – também foram danificadas ou destruídas. As outras duas pararam de funcionar devido à falta de combustível ou outros suprimentos.

Consequências desastrosas para a saúde da população

A destruição das instalações de água e saneamento levou a “consequências desastrosas para a saúde da população”, disse a Dra. Natalie Roberts, diretora executiva da Médicos Sem Fronteiras no Reino Unido. As taxas de doenças diarreicas dispararam, e casos graves podem matar crianças e pessoas vulneráveis. As taxas de hepatite A, encontrada em água contaminada e particularmente perigosa para mulheres grávidas, também estão altas.

Dificuldades para reparos e manutenção

O conflito já dificultava os reparos das instalações de água pela autoridade de água de Gaza, mas um ataque a um importante armazém de manutenção piorou ainda mais a situação. O depósito, que servia como centro de suprimentos para a CMWU (Coastal Municipalities Water Utility) e a Unicef, continha mais de 2.000 itens usados para manutenção e era o coração dos serviços de água e saneamento em Gaza. Sua destruição limitou severamente a capacidade da CMWU de reparar e manter instalações vitais.

Violação do direito internacional?

Especialistas em direitos humanos afirmam que as instalações críticas para a sobrevivência dos civis devem ser protegidas, a menos que haja evidências concretas de que estão sendo usadas para fins militares. Leila Sadat, ex-assessora especial sobre crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional, disse que o padrão de ataques a tubulações de água, tanques, reservatórios e infraestrutura sugere uma abordagem imprudente em relação a objetos civis ou a destruição intencional deles, e não apenas erros.

Referências

BBC Verify. Hundreds of Gaza’s water facilities damaged or destroyed in conflict, satellite analysis finds. 2024.

Compartilhe esta postagem