Julgamento Histórico Contra Ex-Presidente Trump Entra Na Reta Final

Julgamento Histórico Contra Ex-Presidente Trump Entra Na Reta Final

Julgamento histórico contra ex-presidente dos EUA Donald Trump entra na reta final

Após mais de quatro semanas e quase duas dúzias de testemunhas, o julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por pagamentos de propina está entrando na fase final. Os promotores e a equipe de defesa de Trump entregarão seus argumentos finais a partir da próxima terça-feira no tribunal de Nova York, que sediou uma série de trocas de acusações e momentos memoráveis desde o início do depoimento no final de abril.

Argumentos finais e deliberações do júri

Os promotores e advogados de defesa terão sua última oportunidade de se dirigir ao júri nos argumentos finais, que devem durar boa parte da terça-feira. A equipe de defesa falará primeiro, seguida pela acusação. Após os argumentos, o juiz Juan Merchan dará instruções detalhadas ao júri sobre como interpretar a lei e as provas durante as deliberações.

As deliberações ocorrerão em segredo em uma sala reservada especificamente para os jurados e em um processo intencionalmente opaco. Durante as deliberações, os jurados terão acesso a todas as provas e poderão fazer perguntas ao juiz, que consultará os promotores e advogados de defesa antes de decidir como responder. Não há limite de tempo para as deliberações do júri.

Veredicto e possíveis consequências

Para chegar a um veredicto, seja de culpado ou inocente, os 12 jurados devem concordar unanimemente. Caso o júri não consiga decidir um veredicto por unanimidade, haverá um impasse e o juiz Merchan declarará um novo julgamento.

Se Trump for condenado, provavelmente levará várias semanas ou meses para ser sentenciado. Como réu primário de um crime não violento, o ex-presidente e provável candidato republicano à presidência em 2024 provavelmente será liberado sob fiança durante esse período. A pena máxima para o crime de falsificação de registros comerciais é de até quatro anos de prisão, mas especialistas afirmam que uma multa, liberdade condicional ou serviço comunitário são opções muito mais prováveis.

Impacto político e eleitoral

Enquanto a maioria esmagadora dos apoiadores de Trump diz que continuariam a apoiá-lo mesmo se ele fosse considerado culpado de um crime, uma pequena, mas potencialmente importante, parcela de eleitores poderia reconsiderar seu apoio. Pesquisas recentes mostram que entre 6% e 16% dos eleitores de Trump poderiam se afastar caso ele seja condenado.

Em uma disputa acirrada entre Trump e o presidente Joe Biden, essa parcela de eleitores poderia fazer a diferença. Portanto, o desfecho deste julgamento histórico pode ter implicações significativas não apenas para Trump, mas também para o cenário político e eleitoral dos Estados Unidos.

Referências

Closing arguments, verdict: Trump’s hush money trial entering final stretch

Compartilhe esta postagem