Suprema Corte Rejeita Ataque Conservador Contra o CFPB
A Suprema Corte Rejeita Ataque Conservador Contra o CFPB
A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou, por 7 votos a 2, uma ação conservadora que poderia ter enfraquecido o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB). A decisão reverteu um julgamento anterior e recebeu elogios de consumidores.
Financiamento Independente do CFPB é Constitucional
O CFPB, criado após a crise financeira de 2008 para regular empréstimos e outros serviços financeiros, é financiado diretamente pelo Federal Reserve, sem depender do orçamento anual do Congresso. O tribunal rejeitou o argumento de que essa estrutura de financiamento viola a Constituição.
Opinião da Maioria e Dissidência
O juiz Clarence Thomas escreveu a opinião da maioria, divergindo de seus aliados frequentes, os juízes Samuel Alito e Neil Gorsuch, que dissentiram. Alito afirmou que o esquema de financiamento do CFPB o isenta indevidamente da supervisão do Congresso.
Impacto Positivo para Consumidores
Grupos de consumidores e o próprio CFPB celebraram a decisão, que fortalece a agência reguladora. O presidente Joe Biden, um democrata que tomou medidas para reforçar o CFPB, considerou a decisão uma “vitória inequívoca para os consumidores americanos”.
Desafios Anteriores ao CFPB
Este é mais um dos vários desafios importantes a agências reguladoras federais enfrentados pela Suprema Corte nos últimos anos, em um tribunal aberto a limitar suas operações.