Tempestade Destrói Estrutura de Ajuda Humanitária para Gaza

Tempestade Destrói Estrutura de Ajuda Humanitária para Gaza

Tempestade destrói estrutura de ajuda humanitária para Gaza

De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), quatro embarcações se soltaram de seus ancoradouros durante uma tempestade, mas o píer ainda permanece funcional. As ondas varreram as embarcações que davam suporte ao píer construído pelos Estados Unidos para transferir ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

Embarcações arrastadas pela tempestade

Em um comunicado divulgado no sábado, o CENTCOM informou que durante o transporte de ajuda humanitária, o flutuante americano se desconectou do pequeno rebocador que o estava puxando e as embarcações se soltaram de seus ancoradouros. Duas delas agora estão ancoradas na praia próxima ao píer, enquanto a terceira e a quarta embarcações encalharam na costa de Israel, perto de Ashkelon.

Esforços de recuperação em andamento

Até o momento, não há relatos de feridos. Os esforços para recuperar as embarcações estão em andamento, com a assistência das marinhas israelense e americana. O Pentágono enfatizou que, durante toda essa operação, nenhum pessoal americano entrará em Gaza.

Construção do píer flutuante

A construção do píer flutuante de $320 milhões foi concluída em meados de maio para fornecer ajuda à Faixa de Gaza. Essa estrutura tem sido criticada como uma alternativa complicada e dispendiosa que tenta desviar a atenção de uma solução muito mais simples: a abertura completa de todas as travessias terrestres para Gaza e a segurança dos caminhões de ajuda que entram no território.

Apelo do presidente Biden

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em seu discurso sobre o Estado da União que o píer receberia “grandes remessas com alimentos, água, medicamentos e abrigo temporário”, uma medida vista em grande parte como uma tentativa de agradar a base do seu Partido Democrata, enquanto ele concorre à reeleição em novembro.

Situação estabilizada, mas ajuda precisa melhorar

Apesar dos problemas iniciais, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU informou que já recebeu 97 caminhões desde que o píer flutuante entrou em operação. Segundo o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, “a situação está estabilizada”, mas o que se deseja ver é “uma ajuda massiva entrando pelas rotas terrestres”.

Referências

Vessels supporting US-built Gaza aid pier washes away

Compartilhe esta postagem